destaque-viajar-eh-preciso-1-post-e-uma-foto-por-dia-7-de-janeiro

Viajar é preciso – Parte 1 – Um post e uma foto por dia – 6 de janeiro

Quais são as 3 melhores coisas da vida para você? Para mim são amar (em todos os sentidos), comer e viajar… E hoje o papo será sobre o quanto é bom conhecer novos lugares, novas culturas, novas realidades.

Costumo dizer que se nada der certo na sua vida, se você perder tudo, por onde você viajar, suas melhores lembranças permanecerão por lá. As viagens são patrimônios imateriais que levamos para toda vida

Me lembro de muitas viagens que fiz desde criança… Acampei muito com meus pais, passei muitas férias em SP na casa do meu saudoso Tio Mino, já na adolescência, com meus amigos, lembro de carnavais épicos em Arraial do Cabo… Depois disso cheguei à fase de viajar com as namoradas, esposas, filhos… Cada época teve sua graça!!

Minha última viagem inesquecível foi para Portugal, um país que eu amo e que recomendo a todos que ainda não conhecem. São lugares lindos, recheados de história, castelos, cidades… Tudo com o padrão EUROPA (ótimas estradas, segurança, limpeza etc) e o melhor: FALANDO PORTUGUÊS.

Nessa viagem, que começou a trabalho por conta do WebSummit, rodei ao todo por 11 cidades (Madrid, Lisboa, Sintra, Braga, Óbidos, Aveiro, Porto, Vila Nova de Famalicão, Nazareth e Londres) e pude me apaixonar ainda mais por Portugal. Tudo lindo, vou falar um pouquinho sobre cada um dos lugares nessa sugestão de roteiro:

Madrid – Nossa entrada na Europa nessa viagem. Lugar lindo, cheio de história, de gente muito bonita e elegante. Como foram apenas algumas horas, recomendo o clássico city tour de ônibus que agiliza e te ajuda a “conhecer” vários lugares em pouco tempo. Sugiro descer para almoçar na Plaza Mayor, várias opções ótimas (comemos no Café de Los Arcos!) e o lugar é lindo. Não deixe de ir no Museu dos Presuntos, bem pertinho dali!! Como bom amante de futebol, não pude deixar de ver também o imponente Santiago Bernabeu. O único “senão” é a quantidade inacreditável de pedintes, por onde você anda, até dentro do aeroporto.

Lisboa – O que falar dessa cidade linda? É a “história viva” em qualquer esquina, onde se come maravilhosamente bem e barato, por diversas opções diurnas e noturnas. Os bares da Pink Street, o Time Out Market, Bairro Alto, Chiado, enfim, isso só para falar de diversão e gastronomia. Se formos falar de história, é viajar e parar em muitos lugares, com destaque para o Padrão dos Descobrimentos, o monumento que fica em Belém, de onde saíram as caravelas rumo ao Brasil e outros lugares. Comemos em lugares maravilhosos, mas a dica “dica” mesmo é um restaurante mais afastado do centro, bem pertinho da estação Lumiar do metrô: Tasca do João. Com mais de 60 anos de história, com os melhores Bacalhau na Nata e Polvo a Lagareiro que já comi na vida (e olhe que já provei muitos). Se você for, não deixe de pedir de sobremesa a Pêra Bêbada, um desbunde. Coma bastante e bem, tome um bom vinho, coma sobremesa e pasme com sua conta de menos de 50 euros. Lisboa vale um outro post EXCLUSIVO!

Almada – Ao lado de Lisboa, em 15 minutos de barca você chega lá. Não tem muita coisa para fazer, mas vale a visita. Desembarcando da barca, pegue um tuk-tuk (aqueles triciclos bacaninhas) e vá ao Cristo Rei. De lá, peça para te deixarem no elevador que te leva à margem do Rio. Se estiver parado, desça as escadas, é tranquilo. Vá ao Atira-te ao Rio, um restaurantezinho super charmoso, onde se come deliciosamente bem e barato, com uma vista deslumbrante. Destaque para os Cogumelos Salteados com Alho e Coentros por apenas 7 euros e as Vieiras com Purê de Ervilhas e Presunto por 8 euros. É “de comer de joelhos”.

Sintra, Braga e Óbidos – Passei rápidos nessas 3 cidades, e vou direto aos principais pontos. Em Sintra destaco o Palácio da Pena, um castelo lindíssimo, multicolorido. Dica: compre o ingresso pela internet para não enfrentar filas e JAMAIS vá se estiver nublado ou chovendo… A vista externa fica totalmente comprometida!

Braga é uma cidade linda, super charmosa e bem cuidada. Não deixe de ir ao incrível Santuário do Bom Jesus do Monte, um misto de jardim com escadarias e uma vista estupenda. Para almoçar, esbalde-se no O Ferreirense, com um maravilhoso Vitelo ou Bacalhau… À sua escolha! Ah, não deixe de pedir a Rabanada (deles) de sobremesa. É um pouco diferente da nossa, regada no vinho.

Óbidos é um charme… Uma cidadezinha medieval, murada como uma fortaleza, você se sente num filme de época. Merece uma visita mais demorada do que a minha.

Aveiro, Porto, Vila Nova de Famalicão, Nazareth e Londres ficam para a segunda parte desse texto, amanhã. Leiam, porque ainda tem coisa boa por vir 😉 Viajar é preciso e relembrar a viagem é bom demais. Ah, e hoje não deu para escolher uma foto do dia… São muitas 😉

Forte abraço.

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

One thought on “Viajar é preciso – Parte 1 – Um post e uma foto por dia – 6 de janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *