destaque-serendipidade-1-post-e-uma-foto-por-dia-12-de-janeiro

Serendipidade: a beleza do inesperado – Um post e uma foto por dia – 12 de janeiro

Já ouviu falar em SERENDIPIDADE? Eu conheci esse termo nas minhas pesquisas para escrever sobre o inesperado. O termo vem do inglês “Serendipity”, criado pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip, onde os personagens viviam fazendo descobertas inesperadas e graças à sua capacidade de observação vista até então como um “dom”, por “acaso” achavam a solução para vários problemas. Na verdade, o grande “dom” deles era terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades que a vida vive nos proporcionando.

O bacana de estar vivo é o inesperado, o incerto, o imprevisível. Nesse momento você deve estar pensando “PERAÍ, você está dizendo que ninguém precisa ter planejamento?”, eu responderei “Lógico que não!”. Apenas estou dizendo que quando as coisas acontecem sem que estivéssemos esperando, é mais gostoso. Quer coisas mais deliciosa que achar dinheiro perdido/esquecido num bolso de calça?

A serendipidade nas nossas vidas

A serendipidade é um conceito muito estudado na ciência – forno de microondas e penicilina são alguns casos – e no processo de inovação, mas hoje vou abordá-lo mais informalmente, trazendo-o para as nossas vidas.

Aí você vai naquele restaurante disputado, esbarra com uma fila enorme e ao lado, tem um outro restaurante, bonitinho, que te chama a atenção… Você entra nele, pede uma indicação ao garçom e se surpreende com o que prova. Para que se submeter àquela fila só porque todo mundo quer?

Sabe aquele dia que você está cansado, “de bode” em casa e um amigo te chama para um programa que tem uma grande chance de ser uma “roubada”? Respire, tome um banho e vá… Quem sabe o acaso não te apronte uma boa? Tem gente que já colocou isso em música

Não sei se o acaso quis brincar
Ou foi a vida que escolheu
Por ironia fez cruzar
O meu caminho com o seu

Ivan Lins

A vida precisa de planejamento financeiro, precisa de planejamento de carreira, mas não precisa ser, no todo, uma conta exata, cartesiana. E sabe quando isso acontece? Quando não matamos a criança que existe dentro de nós. “Putz, Christian, que papinho clichê!!” você pode exclamar, eu te responderei “Né, não… Leia até o final!”.

As crianças não possuem todos os filtros que adquirimos ao longo da vida. Fazem quase tudo na base da emoção. Isso é muito perigoso, mas quando usamos essa “emoção” com um pouco de “razão”, nos expomos calculadamente à beleza do inesperado.

Foto do dia

Para quem quer uma ideia criativa de tatuagem, esse é o símbolo da SERENDIPIDADE

Pois é… Que tal deixar a SERENDIPIDADE acontecer na sua vida? Abra sua mente para novas possibilidades que, muitas vezes, aparecem de repente e se você não estiver preparado e atento, podem passar pela sua vida sem que você perceba.

Forte abraço!

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *