cozinhar-quase-sexo-homem40

Cozinhar é quase sexo… Foi bom para você?

Muitas vezes ouço as pessoas me falarem/perguntarem “Como é que você tem prazer em cozinhar?” ou “ficar horas e horas cozinhando, prefiro comprar pronto” e eu sempre respondo que você só decobre o porquê desse prazer quando começa a praticar esse ato. Essa relação te lembra algo?

Imagine essa cena: você tem 9 anos, só pensa em ser criança, jogar bola/brincar de boneca, enquanto seu irmão mais velho já gasta bastante tempo se arrumando todo, se perfumando e focando na conquista… Isso não faz o menor sentido na sua cabeça até então, porque você ainda não descobriu a Oxitocina, o hormônio do prazer… E quando você encontra essa substância é muuuuiiiitttooo difícil não se viciar nela.

Cozinhar é isso! É, sobretudo, proporcionar prazer aos outros. Na verdade é mais do que isso: é desenvolver A FELICIDADE em proporcionar prazer aos outros. Quem gosta de cozinhar “se alimenta” da felicidade que o outro desenvolve ao comer uma comida gostosa feita que você fez… E quem são os melhores amantes? Aqueles que, acima do seu próprio prazer, se preocupam com o prazer do(a) parceiro(a). Está achando forçação de barra essa relação entre gastronomia e sexo? Conheça melhor as reações associadas à Oxitocina.

Cozinhar em busca da Oxitocina

A Oxitocina, é um hormônio super importante produzido no hipotálamo. Ele desempenha um importante papel nas funções reprodutivas, no nosso comportamento e na fisiologia do nosso corpo. Se origina no cérebro, é transferido para a glândula pituitária e então liberado na corrente sanguínea. É conhecido como o “hormônio do amor” porque está intimamente ligado ao orgasmo, ao prazer… Nos homens está ligado à diminuição da agressividade, redução do stress, melhora nos vínculos sociais. Nas mulheres a oxitocina melhora a libido, aumenta a lubrificação e o tônus vaginal, intensificando a experiência do orgasmo e a memória de momentos de prazer. Se quiser conhecer mais sobre esse hormônio tão importante, dê uma olhada nesse post bem interessante.

Eu sempre amei comer bem, mas só descobri o prazer de cozinhar há alguns anos. De lá para cá, a gastronomia está intrínsicamente ligada aos meus momentos de prazer. Enquanto algumas pessoas que cozinham muito bem dizem “Eu cozinho, mas não gosto da minha comida”, eu AMO minha comida. Cozinho para mim e para quem está comigo, visando que tenham o mesmo prazer que eu. Fico horas vendo programas de gastronomia e sempre que como bem em algum restaurante faço questão de cumprimentar o(a) chef.

Cozinhar é parte da minha vida

De um tempo para cá, essa coisa de cozinhar foi ganhando força, fazendo parte da minha “marca pessoal” e virando até o grande sonho dos meus próximos anos: abrir um restaurante e viver disso. Fiz um curso de 4 meses no IGA (com o craque @alexandrepelizzon), que recomendo muito e que foi o grande responsável por essa “brincadeira” virar uma paixão. Depois fiz alguns outros cursos rápidos – comida japonesa, risoto, hamburguer entre outros – e isso virou amor. Quer me dar um presente? É super fácil; qualquer coisa de cozinha, de Star Wars ou do Vasco, meus outros amores.

E não é que me esqueci de incluir um “papo” sobre cozinhar aqui no blog? Graças a Deus fui lembrado por uma querida amiga e com esse post inauguro a editoria “gastronomia” aqui no Homem 4.0, onde vou postar algumas receitas e reflexões sobre comida e o ato de cozinhar, fazendo um convite para os meus leitores e leitoras que ainda não comungam dessa relação “cozinhar = sexo”: vamos começar a ter prazer em dar prazer aos outros? Bom apetite!

#VemCozinhar

Compartilhe sem moderação

2 thoughts on “Cozinhar é quase sexo… Foi bom para você?

  1. Também sou uma apaixonada por cozinha, nunca consegui explicar o prazer que sinto ao ver as pessoas se deliciando ao comer algo que preparei. Esta foi a melhor explicação, realmente sinto muito prazer em ver o prazer do outro ao comer. Tenho um blog de culinária, e hoje em dia também fico muito feliz de ver as minhas receitas serem reproduzidas.

    1. Que bom, Maria, que consegui sintetizar nossa sensação na cozinha. É realmente difícil de explicar, mas muito bom de sentir!! Fico feliz em encontrar eco na minha reflexão… Vou dar uma olhada no seu blog!! Feliz ano novo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *