ciumes-celular

Ciúmes: sentir é bom ou ruim? Reflitamos

Dentre tantos, eu tenho um grande defeito: não sinto ciúmes. Sou um ser alienígena? Um mutante? Não, apenas não acho que ciúmes sejam algo produtivo. A vida é muita curta para a gente perder tempo com coisas que não agregam nada.

”Ah, mas eu cuido do meu amor!!”… Cuidado é diferente de ciúmes. Quando você cuida, você quer proteger, quer evitar que algo ou alguém que você gosta muito passe por algo ruim. Quando a nossa mãe manda a gente levar um casaco num dia de sol, é porque não quer que a gente passe frio caso o tempo mude. Quando alguém reclama da roupa do seu par, não é cuidado… São ciúmes! Nesse sentido, é posse, é achar que o outro é seu, que ninguém pode admirar o que é único e exclusivamente seu. No mínimo, é egoísta.

”Mas aqueles stories, aquelas mensagens privadas, aquilo me enlouquece”… Se o seu relacionamento chegou no ponto desse tipo de ciúmes, de você desconfiar do seu par, das duas uma: ou você sabe que está sendo traído(a) e quer só confirmar sua hipótese; ou está tão infeliz que tem tempo para pensar nisso. Já cantava Caetano, “gente é pra ser feliz” e se o seu relacionamento te faz feliz, você não tem tempo de pensar em coisas que te tiram do foco.

Ciúmes para que?

Nesse caso os ciúmes são o extrato da sua infelicidade, é a sua dose rotineira da “droga” que te move! Já que você não consegue ser feliz, pelo menos vai encarnar o Sherlock Holmes e “desmascarar” aquela farsa… Bingo, você estava certa(o)! E agora? Ah, agora você vai pular fora, se livrar do que te faz infeliz!!! Gente, quanta perda de tempo, quanto tempo de vida disperdiçado… Para nada! Não seria mais produtivo investir seu tempo em resolver o porquê da sua infelicidade? Descobrir o que você contribui para essa infelicidade… Ou pular fora antes de tanto stress! Nesse caso os ciúmes são apenas uma tola perda de foco.

Penso na questão dos ciúmes e me vem a mente o exemplo do cigarro. Como nunca fumei, não consigo entender o prazer de quem fuma. Qual será a sensação de prazer de fuçar o celular da pessoa que está contigo? Será que ver que ela não fala/vê/assiste nada demais libera endorfina? E se pegar uma fala “mais assim pesada”, será que dá onda? Me desculpem, mas não entendo isso.

Ciúme x feminicídio

Eu não consigo ver nada de útil nos ciúmes, independente do tipo de “motivação”. Para mim sempre foi, é e sempre será algo negativo. Vemos diariamente feminicídios “por conta de ciúme”, o que é o maior dos absurdos: ler a infeliz frase no depoimento do assassino “não vai ficar comigo, não vai ficar com mais ninguém!”. Ciúmes nesse caso matam!

Portanto, caso você se identifique com alguma parte do texto, reflita sobre suas atitudes. Nunca é tarde para identificar seu problema com ciúme e resolvê-lo. Busque mais leveza… Acredito piamente que na maioria das vezes, trocar os ciúmes pela sensação de felicidade de estar com alguém em que confiemos, que nos passe tranquilidade para amar e ser feliz, é muito mais produtivo. Se quiser trocar uma ideia sobre o assunto, mande uma mensagem para mim!

Até a próxima!

Compartilhe sem moderação

2 thoughts on “Ciúmes: sentir é bom ou ruim? Reflitamos

  1. Meu amigo.
    Tenho certeza de sua clareza.
    Você está certo.
    Vou te enviar uma mensagem.
    Caso tenha sido proveitosa,guarde com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *