destaque-coronavirus-1-post-e-uma-foto-por-dia-22-de-marco

Coronavírus: a importância da ciência e da confiança – Um post e uma foto por dia – 22 de março

Em 2019 ninguém imaginaria que passaríamos por algo parecido com o Coronavírus, logo ninguém estava preparado para isso. Foi assim, que de repente, nossa racionalidade foi exigida num nível como nunca antes havia sido.

Pensar nos outros passou a ser um exercício que sempre deveria fazer parte da nossa educação primária. Entender que temos que nos confinar, abrir mão da nossa liberdade, para que outros possam sobreviver, é a maior lição dessa tragédia anunciada.

Aprender a ficar em casa, reaprender a cuidar da educação e do tempo livre dos filhos, coisas que muitos de nós não praticávamos há muito tempo, passou a assombrar grande parte dos lares. A terceirização da educação e dos cuidados diários para creches e escolas, fez com que nos distanciássemos das crianças e, agora, precisamos correr atrás do tempo perdido graças ao Coronavírus.

Mas nem tudo está perdido! Serão tempos difíceis, mas se esse resgate da atenção e do cuidado ao próximo forem praticados, sairemos dessa crise mais fortalecidos. Acho que mais do que isso, precisamos reacender o valor da CONFIANÇA! Confiança em cada um de nós, nos profissionais de saúde e nos governantes que levam a sério a gravidade da situação. Os cientistas (e a ciência, de uma forma em geral), extremamente desvalorizados nos últimos tempos, voltaram a ser respeitados porque não se sai de uma pandemia com discursos políticos ou populistas, só sairemos disso com CIÊNCIA e CONFIANÇA.

O que já aprendemos com o Coronavírus

Tivemos alguns meses para aprender o que fazer e não fazer para frear a disseminação desse Coronavírus. Muitos morreram na China e Europa para que tivéssemos tempo de fazer o certo, não menosprezar o estrago que essa pandemia do Coropode causar… Que não desperdicemos o aprendizado com essas mortes… Elas não podem ter sido em vão.

Precisamos priorizar as vidas dos mais velhos, dos que viveram a vida em nossa função e agora precisam de nós. Não descuidemos deles(as), sejamos “presentes”, mas mantendo a distância segura que a tecnologia hoje nos proporciona.

Foto do dia

coronavirus
Usemos a tecnologia contra a solidão dos mais velhos nesse momento complicado

Cuidemos dos que tem a saúde mais fraca, dos mais necessitados que muitas vezes nem sabão para higienizar as mãos possuem. Precisamos ser caridosos! Ajudar quem tem menos do que a gente, em qualquer grau… Se cada um fizer um pouquinho, a gente sai dessa crise do Coronavírus de forma menos dolorosa e mais fortalecidos.

Outra coisa importante é cuidar da saúde mental de todos, mas principalmente daqueles(as) que sofrem mais do que nós com as notícias. Muitos se desesperam, entram em pânico, sofrem com crises fortes de ansiedade. Tentemos informar, mas filtrar um pouco do que é passado para essas pessoas. Se para nós já é difícil entender e aceitar a gravidade dessa crise, imagen para eles(as).

A saudade é forte, mas não pode ser mais forte que a nossa racionalidade. O medo é forte, mas o amor ao próximo supera qualquer coisa. O Coronavírus é rápido, mas nossa corrente de solidariedade e compaixão será mais eficiente contra qualquer tensão.

Acreditemos! Dias melhores virão e eles dependem exclusivamente de um personagem: você.

Saúde!

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *