destaque-menos-e-mais-1-post-e-uma-foto-por-dia-10-de-fevereiro

Menos é mais – Um post e uma foto por dia – 10 de fevereiro

Em várias áreas da vida, menos é mais. Na publicidade, minha área profissional, as campanhas mais simples, com entendimento mais fácil em qualquer parte do mundo, são as mais premiadas. Nas minhas aulas de criação sempre enfatizo para os(as) alunos(as) a necessidade de buscar conceitos simples, fáceis de entender, tanto nas imagens como nos textos.

O primeiro Grand Prix brasileiro no Festival Internacional de Publicidade, em Cannes, foi da DM9, criado pelos “monstros” Marcello Serpa e Nizan Guanaes, para o Diet Guaraná Antarctica. Uma página dupla de revista, sem textos, sem recursos gráficos, apenas um conceito forte e muito bem explicitado. Para mim, um exemplo perfeito da importância de ter menos informação na criação publicitária.

Precisa explicar alguma coisa?

Na gastronomia, a simplicidade também é muito válida. Se você encher o seu prato com vários temperos e várias características quem pretendem “ser a prioridade”, nada vai se destacar. Quando tudo é prioridade, nada é prioridade.

Numa entrevista de emprego, numa reunião de negócios, numa discussão de relacionamento, na decoração de ambientes, numa piada, numa música, quase sempre o menos é mais. Ouvir com atenção torna mais fácil o entendimento e, consequentemente, a resposta, a ação, a mudança. A pior coisa do mundo é enquanto você está falando, a pessoa que deveria estar ouvindo, já está respondendo sem nem ao menos prestar atenção, te entender.

Foto do dia

menos é mais
Menos informação, mais estilo

Ampliando essa perspectiva, recomendo um documentário chamado “Minimalism“, que aborda esse questionamento sobre a importância das coisas, principalmente dos bens materiais, na nossa vida. O documentário aborda a vida de dois rapazes que tinham dinheiro, tinham “sucesso”, mas não eram felizes, na vida, nos relacionamentos e através do minimalismo encontraram um novo caminho para sua existência.

Creio que questionar a importância de tudo em nossas vidas é uma reflexão necessária. Muitas roupas, muitos amigos, muito dinheiro… Será que tudo isso é tão imprescindível? Será que felicidade está na quantidade e não na qualidade? Eu sou um ferrenho partidário do menos é mais.

Menos é mais em tudo

Por conta disso, entrei numa fase onde o menos é meu foco. Menos julgamentos, menos ausências, menos brigas, menos discussões… Busco com essa mudança ter mais tempo para mim e para minhas filhas, mais afeto por todos que me cercam, mais compreensão pelas questões dos outros… É difícil, nem sempre consigo, mas sigo tentando.

Pense nessa relação na sua vida. O que você pode diminuir, desacelerar, desapegar e que possa te trazer mais benefícios, mais alento, mais conforto de alma. Por menos fala e mais escuta. Por menos celular e mais abraços. Por menos EU e mais NÓS. Tenha menos, seja mais.

Menos é mais NUNCA é demais.

Forte abraço!

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *