destaque-arrependimento-1-post-e-uma-foto-por-dia-27-de-janeiro

O arrependimento, retrovisor da vida – Um post e uma imagem por dia – 26 de janeiro

A reflexão pode gerar o arrependimento ou a manutenção das suas decisões. Se a vida fosse um carro e você olhasse no retrovisor, ficaria feliz com o que deixou para trás? Pararia para pensar se deveria voltar ou seguiria firme no caminho?

Uma vez ouvi uma frase no centro Kardecista que frequento, que me marcou muito:

Se não existe expectativa, não existe frustração.

Não lembro quem falou 🙁

Fiquei dias pensando em tudo que eu poderia ter criado uma expectativa desnecessária e o quanto as frustrações advindas disso me geraram de stress. O arrependimento de ter perdido tempo com isso me bateu fundo. Até hoje me arrependo de poucas decisões que tomei, acho que o saldo é bem positivo, mas desse dia em diante tornei mais frequente essa “olhada no retrovisor”.

Foto do dia

arrependimento
Vai seguir ou voltar atrás?

Hoje, tenho uma visão mais leve sobre a vida, me exijo menos, julgo menos as pessoas ao meu redor e isso me fez um bem tremendo. Tentar entender a dor do outro muitas vezes torna a minha dor mais tolerável. Uma das coisas que me arrependo foi não ter tentado entender a maturidade enquanto era novo. Na verdade, quando a gente é novo não quer entender nada, só quer viver tudo na plenitude… Os jovens acham que são eternos e indestrutíveis!

Arrependimento: quem nunca?

Outro arrependimento é não ter entendido mais cedo que as pessoas não mudam. Elas podem até se adaptar, se esforçar, mas sua essência ao chegar na fase adulta dificilmente mudará. Por essa falta de percepção, hoje vejo que investi mais do que deveria em alguns relacionamentos e fiquei mais do que deveria em alguns empregos. Hoje sou mais frio em relação a essa possível mudança dos que me cercam. Procuro aproveitar e vivenciar o melhor de quem convivo, sem esperar que ela mude e também entendendo que nem todo mundo “rende” igual. Uns são amigos para todas as horas, outros para um eventual chopp, mas nem por isso precisam ser comparados ou trocados.

O arrependimento pode causar dor ou alívio, mas sempre virá atrelado a alguma reflexão. Portanto, olhe mais para o “retrovisor” da sua vida, veja se não deixou algo cair no esquecimento, se ainda dá tempo de fazer o retorno. Se der tempo e achar que deve voltar atrás, volte! Não se importe com os outros vão pensar, muito menos com suas próprias falas contrárias. Ninguém tem nada a ver com isso, quem está no “volante” da sua vida é você.

Nada é mais gratificante do que consertar um erro que pode te custar uma vida inteira de infelicidade e arrependimento.

Pense nisso!

Um abraço.

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *