destaque-inteligencia-1-post-e-uma-foto-por-dia-21-de-janeiro

Inteligência é fundamental – Um post e uma foto por dia – 21 de janeiro

Sinceramente não conheço nada mais fascinante do que a inteligência. Tudo que de alguma forma pode ser chamado de inteligente e é usado para o bem, é muito bom. Eu chego ao extremo de dizer que a inteligência é sexualmente atraente, dá tesão.

Existe algo mais sensacional que um papo inteligente? Você falar algo bacana, coerente, inteligente e receber em troca uma resposta na mesma altura? Para mim é o começo de tudo!

Aí o lance flui e você recebe uma mensagem BEM escrita, com coesão de raciocínio, conjugação de tempos verbais e concordância, tudo perfeito, o coração chega a acelerar. Alguns podem me achar um chato, mas escrever certo PARA MIM é fundamental! Nada mais desestimulante que receber um “Eles amaram esse passeio de amanhã!!”… Inteligência Linguística é tudo!

Outro tipo beeeem importante é a inteligência lógica ou lógico-matemática. Pessoas dotadas dela têm uma enorme capacidade de solucionar problemas e, na maioria dos casos, se expressa muito bem, além de serem muito organizadas. Suas frases são coerentes, assertivas e o melhor: VOCÊ ENTENDE e ela ENTENDE O QUE VOCÊ PEDE/FALA. Isso é uma coisa que me incomoda demais. Você fala, explica, desenha e a pessoa te pergunta a coisa mais básica do assunto, como se nada do que tivesse sido dito tivesse sido absorvido. Além disso, sem coerência, não existe comunicação.

O maior elogio que eu posso receber é dizerem que sou inteligente ou que minhas filhas puxaram a inteligência do pai. Me arrepio todo. Quando quero elogiar e POSSO fazê-lo, sempre chamo a pessoa de inteligente primeiro, porque com inteligência você consegue superar qualquer deficiência, mas, sem ela, não tem jeito.

Inteligência emocional: a bola da vez

Mesmo assim, acho que de todas, a mais importante é a Inteligência Emocional. O termo foi criado pelo psicólogo Daniel Goleman em 1995 e se caracteriza “pela maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isso envolve características bem importantes no ser humano, como: autoconsciência, motivação, persistência, empatia, entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança”. Mais do que as inteligências clássicas, citadas anteriormente e usadas para medir o QI do indivíduo, a inteligência emocional mensura-nos em termos de qualidades humanas do coração.

Foto do dia

inteligência
A mais importante das inteligências

A grande diferença é que a inteligência emocional não é herdada geneticamente como as outras, ela pode ser aprendida e exercitada. Alcançar esse tipo de inteligência exige treinamento, persistência e esforço, focando em 5 frentes:

  • Autoconsciência: reconhecer os próprios estados de ânimo, os recursos e as intuições;
  • Auto-regulação: saber manejar os próprios estados de ânimo e impulsos
  • Motivação: reconhecer as tendências emocionais que guiam ou facilitam o cumprimento das metas estabelecidas
  • Empatia: ter consciência dos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros
  • Destrezas sociais: saber induzir as respostas desejadas pelo outro

Devemos exaltar sempre a inteligência e seus benefícios para o mundo e nossas vidas, mas, acima disso, precisamos exercitar nossa inteligência emocional, criando um terreno fértil para que todos a nossa volta possam igualmente se desenvolver e crescer.

E o que você acha das várias inteligências que temos ou adquirimos? Me conta.

Abraço

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *