destaque-cores-1-post-e-uma-foto-por-dia-16-de-janeiro

Mais cores, menos dores – Um post e uma foto por dia – 16 de janeiro

Estava fazendo uma pesquisa para criar uma paleta de cores para um trabalho e cheguei num artigo muito interessante sobre a relação das cores na cura de dores e doenças. Você já ouviu falar nisso? Já pensou que a iluminação da sua casa ou a cor das paredes pode melhorar sua saúde?

O artigo “The Effects of Color in Medical Environments(Os efeitos da cor nos ambientes médicos) escrito por Sarah Babin para sua tese na The University of Southern Mississippi, traz uma visão muito interessante sobre assunto. Na publicidade aprendemos a psicologia das cores mais voltada aos aspectos mercadológicos e de comportamento, com foco nas compras e consumo. Relacionando à saúde é uma novidade para mim.

As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar
Os dois lados da janela
E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há
Azul que é pura memória de algum lugar

Trem das cores – Caetano Veloso

O artigo diz que no campo médico, a cor é importante, pois tem a capacidade de curar e confortar. Os pesquisadores descobriram que o uso de cores frias – verdes, azuis e violetas – cria um ambiente calmo e confortável para os pacientes. A diminuição do stress de pacientes e familiares aumenta a chance de cura das enfermidades, mas nem só com cores frias se busca a cura.

As cores e seus poderes

Separei algumas explicações interessantes sobre o assunto:

  • Vermelho: possui propriedades estimulantes que ativam e estimulam os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
  • Laranja: aumenta a energia dos pulmões e do estômago e auxilia no tratamento de náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireóide e o crescimento dos ossos.
  • Amarelo: tonifica os músculos, ativa os gânglios linfáticos e melhora o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluídos digestivos. Pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.
  • Verde: contribui para o alivio da tensão, equilibrando o cérebro e estimulando a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo. Na cromoterapia é usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.
  • Violeta: contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo, ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar os músculos, incluindo o coração e ajuda a combater infecções.

Foto do dia

Ponha mais cores e saúde na sua vida
Ponha mais cores e saúde na sua vida!

Bacana, não é? Sempre gostei de cores, roupas coloridas, pinturas coloridas, mas já estou pensando nas próximas cores dos ambientes aqui de casa. Saber que posso melhorar o clima da casa e até ajudar na melhora do meu corpo, através das cores e da iluminação dos ambientes, me abriu várias perspectivas.

E você, gosta de cores? Sabia desse uso “medicinal” delas?

Me conta…

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *