destaque-viajar-eh-preciso-1-post-e-uma-foto-por-dia-parte2-7-de-janeiro

Portugal: Viajar é preciso – Parte 2 – Um post e uma foto por dia – 7 de janeiro

Continuando o texto de ontem, o roteiro por Portugal ainda é a tônica. Essa viagem foi montada num deslocamento de Lisboa, que fica no sul de Portugal, rumo ao Porto, que fica ao norte. Fomos parando e conhecendo as cidades na ida e na volta.

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Fernando Pessoa

Quase chegando ao Porto, cheguei na cidade do meu avô, que confesso ter se tornado a minha paixão dessa viagem. Uma cidade pequena, bem estruturada, um bom exemplo do desenvolvimento que fez Portugal “entrar na moda” mundial de alguns anos para cá. Com vocês…

Vila Nova de Famalicão – Uma cidade de 140 mil habitantes, com uma Universidade imponente, arquitetura linda, “respira” uma trinca infalível esporte/arte/cultura, com ruas limpas e seguras, ou seja, uma estrutura perfeita, tudo que eu e você precisaríamos para viver bem. Fui pela curiosidade de conhecer minhas origens portuguesas e simplesmente me apaixonei. Indo a Portugal, não deixem de conhecer.

Porto – É a segunda maior cidade de Portugal. Rivaliza EM TUDO com Lisboa e essa é uma dica: cuidado com os comentários sobre Lisboa quando estiver no Porto… O povo de lá tem um rixa séria mesmo! É uma cidade linda, com uma baita estrutura para se viver e passear. A Ribeira, às margens do Rio Douro, é um local imprescindível. Seus bares e vinícolas, junto da paisagem, são de tirar o fôlego. Certamente vão te indicar comer a “Francesinha“, mas calma, não é o que você está pensando. Trata-se de um prato típico da cidade, uma “bomba calórica” até gostosa, mas que eu não repetiria. A foz do Douro, onde o rio encontra o mar é um local daqueles que você para, olha e fica em silêncio por instantes, sentindo a presença de Deus. Vale muuuuito a visita!

Aveiro – A “Veneza de Portugal” é uma cidade linda. Pequena, mas com o indefectível charme dos canais, que nos convida a navegar e ouvir as histórias dos guias turísticos. Assim como passear nas gôndolas, é impossível não saborear uma conhecidíssima iguaria local: os “Ovos Moles de Aveiro”. Um creme de gema envolto em massa de hóstia. Para quem gosta de doces portugueses é um achado.

Nazareth – Para finalizar esse tour por Portugal, já na volta à Lisboa, chegamos à cidade das ondas gigantes. A primeira impressão é que chegamos numa cidade de praia com outra qualquer no mundo. Quando nos aproximamos do farol na Praia do Norte, já é possível sentir uma energia diferente… A força da natureza é impressionante. Chegamos 2 dias antes do swell que quase matou o surfista brasileiro Pedro Scooby. O mar estava grande, mas não GIGANTE, o frio beirava os 6 graus e o vento era insuportável. A base do farol é um museu que, entre outras coisas, explica o “canhão de Nazareth”, maior desfiladeiro submarino da Europa, responsável pela formação das ondas gigantes. Vale muito a pena descer e ficar frente a frente com as ondas batendo nas pedras. A gente se sente muito pequeno em relação a tanta força. Ponto importante: no museu existem várias homenagens aos surfistas que se arriscam nessas ondas gigantes. O destaque vai para o único “louco”, brasileiro, a entrar e surfar essas ondas de peito, o local de Itacoatiara/Niterói/RJ, Kalani Lattanzi.

E para finalizar, a volta pro Brasil, numa escala doida por…

Londres – Chegamos às 21h, crentes que iríamos sentar num pub e beber a noite toda. Ledo engano, todos os bares fecham às 23h!!! Se não fosse o Casino Hipodrome para nos salvar, não sei o que seria de nós. Para completar o frio insuportável, o Big Ben ainda estava completamente tampado por tapumes de obra, ou seja, depois de tanta coisa boa, precisávamos de um boa “roubada” no final, para ter o que contar. Tenho que voltar a Londres com mais calma 😉 Ah, e com muita grana porque é tudo muuuuiittttoooo caro!!

É isso, minha gente! Que viagem, que país lindo é Portugal… Depois de uma viagem dessas, as baterias ficaram bem carregadas para enfrentar o Brasil de novo. Vamos viajar… SEMPRE!!

Me contem uma viagem inesquecível que vocês tenham feito 😉

Fui!

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

One thought on “Portugal: Viajar é preciso – Parte 2 – Um post e uma foto por dia – 7 de janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *