superacao-1-post-e-uma-foto-por-dia-4-de-janeiro

Superação, uma dádiva ou uma armadilha – Um post e uma foto por dia – 4 de janeiro

Sabe quem é o seu maior concorrente na vida? Você mesmo. “Você” que tem a necessidade de superação a cada dia e por que isso? Porque nascemos e crescemos numa sociedade que penaliza os não brilhantes, os que não enriquecem, os que não são “perfeitos”.

Desde pequenos somos programados a “vencer na vida”. Só que até hoje não entendi que vitória é essa… É ter dinheiro sobrando ou ter saúde? É ter formação catedrática ou a sabedoria popular? É ter um casamento “perene” que mascara infelicidades ou a eterna busca de um grande amor? A única coisa que sei é que a superação dos problemas da vida, sejam eles quais forem, reside na nossa capacidade de entender o que é REALMENTE IMPORTANTE nas nossas vidas.

A superação constante é possível?

Há muito tempo fiz um site de um escritório de arquitetura e olhando uma foto de um projeto de decoração lindíssimo que eles tinham feito em um enorme apartamento, de frente para a Praia de Ipanema, disse “É impossível ficar triste com essa vista!”. Era uma foto do pôr do sol na Pedra da Gávea, visto da varanda do apartamento… Uma varanda de quase 100 m2, com 3 ambientes, um projeto super bacana. Foi quando a cliente me respondeu “Christian, a dona desse apartamento é herdeira de um grupo milionário, mas sofre de depressão profunda e em 5 anos que mora nesse apartamento, nunca foi à varanda!”. Nesse momento eu saquei rapidamente que todo dinheiro dela não era suficiente para a superação do seu problema de saúde.

Na minha carreira de professor conheci colegas brilhantes, de um saber acadêmico brutal. Em muitas conversas discutimos por horas a fio na sala dos professores, onde eu aprendo muito sobre questões políticas, sobre profundezas da ordem mundial e em tempos sombrios como vivemos atualmente, invariavelmente acabávamos o papo, tristes, descrentes, principalmente por entender os meandros do que acontece e seus possíveis finais. Aí você sai e na rua cruza com milhares de pessoas que vivem no mesmo mundo, mas distantes dessa problemática, não se afligem, apenas esperam chegar em casa para tomar sua cervejinha, namorar seus pares e dormir, prontos para mais um dia de trabalho. Será que “o saber” nesse caso é um fardo? Será que não entender o abismo em que vivemos atualmente é uma dádiva? A necessidade de superação não atinge todos, definitivamente.

O ano está apenas começando e eu vejo pessoas fazendo as promessas mais estapafúrdias possíveis, coisas que claramente não serão atingidas. E por que elas fazem isso? Porque se elas apenas desejarem um ano “normal” serão taxadas de derrotistas, ao invés de realistas. Se desejarem apenas pagar suas contas, vivendo com uma saúde razoável, porque ninguém é de ferro, estarão fora da superação que cada ano “precisamos” nos impor.

superacao-1-post-e-uma-foto-por-dia-4-de-janeiro
É bonito demais, né não?!

Pare um pouco agora, nesse exato momento em que está lendo esse texto e pense se você não está exigindo demais de você. Perceba que a felicidade REAL está nos pequenos detalhes da vida… Num sorriso de uma criança, numa paisagem onde a natureza nos faz babar de felicidade, num bom papo com os amigos. Dinheiro é bom? Lógico que sim, mas está longe de ser tudo. Estudar a vida inteira em busca de mais e mais conhecimento é interessante? Claro, mas também nos tira a sublime dádiva da ignorância.

Cada vez mais acho que a superação que todos nos cobram é, na verdade, deveria ser conseguir entender que somos humanos, falhos, incompletos, que ESTAMOS de passagem nessa vida apenas com um intuito: evoluir nossa alma, buscando ajudar o próximo e tentando fazer do nosso planeta, nossa casa, um lugar melhor para os nossos filhos. Se no final desse ano que começou agora eu conseguir chegar uma “pessoa melhor”, independente dos meus feitos históricos ou do volume da minha conta bancária, serei um cara feliz. Já passei dessa fase de me exigir demais e acho que se você pegar a essência do texto e embarcar nessa “viagem” comigo, tudo terá valido à pena.

A superação nossa de cada dia está na evolução do nosso ser, não no que os outros esperam de nós. Pense nisso!

Forte abraço.

Se quiser saber mais sobre o projeto “Um post e uma foto por dia”, clique aqui

Compartilhe sem moderação

3 thoughts on “Superação, uma dádiva ou uma armadilha – Um post e uma foto por dia – 4 de janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *