filhos-adolescentes

Filhos adolescentes e o maior erro da nossa geração

Minha geração cometeu vários erros. Um dos mais impactantes é a forma como lidamos com nosso filhos adolescentes e seus limites. De repente nos vemos sem forças para domá-los… De repente, nada mais funciona: castigo, ficar sem celular, até aquelas “surras corretivas” que muitos de nós tomamos de nossas mães, nem isso dá mais jeito. Chega a hora de fazer alguma coisa, de tomar novamente a rédea da situação e para isso aquele ditado cai como uma luva: antes tarde do que nunca!

O melhor dos choques para essa geração é jogar no colo deles a palavra mais temida por todos: RESPONSABILIDADE. É isso! Nosso maior vacilo com os filhos adolescentes é não os termos acostumados desde cedo a lidar com responsabilidades. Aquela vontade incontrolável de dar uma vida melhor do que nós tivemos, mesmo cercada de boas intenções, é a pior coisa que podemos fazer. Do simples ato de arrumar o próprio quarto, até mesmo tarefas mais complexas como aprender a cozinhar, nada disso passa pela vida deles… É a geração “tudo na mão”! Tudo culpa nossa…

Filhos adolescentes: a minha experiência

Passei por isso recentemente aqui em casa. Criar filhos adolescentes sozinho não é nada fácil… Crio minha filha nessas condições desde que ela tinha 6 anos, época que sua mãe desencarnou. Errei muito tentando acertar, mas acabei estragando-a. Chegou então a hora de zerar a conta com o futuro dela. Decidi que ela pararia de estudar por um ano, já que não dava valor ao caro colégio que eu com muito custo pagava, repetindo de ano e recebendo frequentes reclamações da escola. Obriguei-a trabalhar para bancar seus gastos pessoais e estudos, garantindo por minha conta somente a casa, comida e roupa lavada.

Na ocasião do meu desabafo com a vida sobre filhos adolescentes, postei o seguinte texto nas minhas redes sociais:

POR FAVOR ARRUME UM EMPREGO PARA MINHA FILHA

Minha filha precisa de um emprego.
Mas ela precisa mesmo? Não… Mas precisa!

Precisa porque é de uma geração que não entende o que é respeito, concentração ou desafio. Porque é de uma geração que foi estragada… Por nós mesmos, quando tentamos que eles não tivessem as dificuldades que tivemos. Como fomos bobos!

Por isso ela precisa de um emprego! Só por isso? Não… Porque ela precisa saber que a vida não é apenas um like ou uma selfie com filtro.

Ela tem que tomar esporro da vida, porque os meus já não fazem mais efeito. Ela tem que suar seu próprio suor, porque o meu não sensibiliza mais. Ela tem que entender um monte de coisas que só trabalhando a ficha vai cair.

Ah, e se vc pensar “isso é falta de porrada!”, eu te responderei “não é!”, porque as porradas que minha mãe me deu, e que funcionaram muito para mim, aqui em casa não resolveram.

Eu poderia dar esse emprego para ela, mas acho que com você ela aprenderá mais.

Porque chegou a hora que o celular não aparecerá mais com crédito do nada, que a Netflix não será eternamente free e que para pedir a conta do barzin será preciso fazer conta.

Mas você não acha contraditório pedir emprego para ela quando espera que ela se torne independente? Não, porque já coloquei-a para distribuir um monte de “curriculum SINE vitae” e ela vai continuar tentando até conseguir. Só acredito que o quanto antes ela começar a trabalhar, mais cedo vai amadurecer.

Errei, sei que errei, mas errei tentando acertar e antes que não dê mais tempo, preciso tentar consertar o que ainda der para ser consertado.

Então, se você tem qualquer coisa digna para ser feita, qualquer coisa mesmo, que não maltrate ou engane ninguém, que seja minimamente remunerada, onde quer que seja, dê uma chance para minha filha. Ela é do bem, extremamente inteligente, muito capaz, só foi muito mimada e agora precisa entender o que significa SER GENTE, porque a farra acabou.

Essa postagem foi seguida pela emancipação dela, gerando um turbilhão de emoções na nossa relação. A repercussão do texto foi muito maior do que eu imaginava, alcançando centenas de compartilhamentos e curtidas. Ficou claro que problemas com filhos adolescentes acontecem em praticamente todos os lares da nossa geração, visto a quantidade de relatos semelhantes e de apoio nos comentários. Tudo isso me deixou muito inseguro e por vários momentos pensei se estaria fazendo a coisa certa, mas segui meus “instintos” mesmo com medo…

Em menos de um mês ela começou a trabalhar, paga a conta de gás – a mais barata – porque o salário ainda não comporta custos maiores, as coisas estão assentando e eu espero ter feito a coisa certa. Porque fiz com o maior amor do mundo: o amor de “Pãe”.

Você passa/passou por esse problema? Conte para a mim! Botar para fora ajuda bastante 😉

Até a próxima!

Compartilhe sem moderação

2 thoughts on “Filhos adolescentes e o maior erro da nossa geração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *