homem-40-amizade-blog

Amizade: nem todo mundo entende a importância

Sou um cara que se dá bem com qualquer pessoa, mas amizade tenho por poucas. Sim, acredito que a amizade verdadeira resida na seletividade: tenho muitos(as) conhecidos(as), inúmeros colegas e pouquíssimos(as) amigos(as). Conto nos dedos das mãos.

Existe uma frase que diz que “amigo é o irmão que a gente escolhe”, que é o mais próximo que encontrei do que eu acredito. Assim como um irmão não precisa ser perfeito, o amigo também não precisa. O entendimento do que é a amizade passa obrigatoriamente por aceitar que as pessoas não são como nós queremos que elas sejam! Filhos, parentes, relacionamentos, sim, eles são como são e não como idealizamos. Logo, seu amigo(a) tem defeitos como qualquer pessoa, como você!

Tá bom, entendi, mas onde você quer chegar? Quero chamar a atenção para o fato da amizade hoje estar pouco valorizada. As relações “líquidas” citadas por Bauman estão cada vez mais evidentes, fazendo com que tudo seja muito efêmero, descartável. E aí está o ponto: as amizades não são, nem nunca serão, descartáveis. Você não pode JAMAIS desistir de um(a) amigo(a). Resta saber se este(a) realmente está no patamar de AMIGO(A).

homem-40-amizade-2-blog

Amizade madura se perde ou se reconquista?

Tenho duas histórias marcantes na minha vida. Dois “amigos” de mais de 30 anos. E por que escrevi entre aspas? Porque percebi que apesar da longevidade, a amizade não era verdadeira em uma dessas histórias.

Crianças são seres “ruins”, competitivos, maltratam seus pares, mas crescem e entendem que isso não é legal. Depois viram adolescentes, seres egoístas por natureza, uma fase difícil e depois amadurecem e viram adultos. O que muda com isso? É que na fase adulta, o discernimento do que é certo ou errado não pode ser facultativo… É uma obrigação!

Independente de ser casado ou solteiro, pobre ou rico, morar perto ou longe, nada DEVE ser maior do que a amizade entre vocês. Se um relacionamento consegue confundir e colocar em questão se determinada pessoa é ou não sua amiga, ELA NÃO É SUA AMIGA. Se o fato dela ESTAR em um melhor momento financeiro do que você, coloca em questão se vocês são realmente amigos, ELA NÃO É SUA AMIGA. E assim por diante. Aceite, é duro, dói, mas essa é a verdade. Nada nem ninguém pode se colocar entre você e um amigo(a). Nem o “maior amor do mundo”, nem a mais “reluzente” riqueza, nem a mais longínqua distância. Amigos(as) estão acima disso, AMIGOS SÃO ETERNOS.

Recentemente abri mão de uma “amizade” desse tipo, que na adolescência já tinha me aprontado uma vacilada grave, que anos depois foi superada. Relutei, evitei enquanto eu pude, afinal eram mais de 35 anos de “união”. De repente isso fica tão evidente, que de tão claro cega a gente. Reflita, respire fundo e tome a decisão certa: siga sua vida sem essa pessoa. No começo poderá parecer impossível, mas rapidinho você verá o quão certa foi sua atitude.

E a outra história? É também uma amizade bem antiga, que também teve problemas, esses já na fase adulta, mas, diferente do outro relato, meu amigo amadureceu. Tardiamente, é verdade, mas antes tarde do que nunca! Todo meu “investimento” e paciência com os vacilos valeram a pena. Não foi fácil, mas hoje vendo no que ele se transformou vejo que valeu demais crer nesse amadurecimento.

Amigo x Relacionamento: é tão simples, mas muitas vezes complexo

Também diferente da outra história, onde claramente notado por todos, um relacionamento extremamente tóxico é o principal veneno do afastamento dos amigos e da própria família, nessa segunda história o relacionamento agrega, catalisa, une. Isso é fundamental: um relacionamento que prega o ISOLAMENTO e que SE BASTA no seu próprio núcleo é a pior coisa do mundo. Viver longe da família e dos amigos é o principal indicativo de que algo vai muito errado na vida desse(a) “amigo”.

Escrevi esse texto pensando que você possa ter um(a) amizade que ainda valha a pena investir ou que já esteja “respirando por aparelhos”. Em ambas as situações, envie esse texto para ela. Dependendo da resposta, você saberá qual é a situação verdadeira e que decisão deverá tomar.

Fato é: muito melhor é se afastar de uma “pseudo amizade” do que sofrer pela proximidade tóxica, vendo sua admiração se deteriorar a cada dia. Coragem!

Depois me conte!

Grande abraço.

Compartilhe sem moderação

2 thoughts on “Amizade: nem todo mundo entende a importância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *